Esta é uma versão digital do Boletim Informativo impresso que foi publicado em janeiro de 2011 com o objetivo emergencial de facilitar o acesso da população aos serviços de interesse público em Nova Friburgo.

A partir de Março, os responsáveis por esta iniciativa cuidaram dos desdobramentos desta ação inicial dedicando-se ao planejamento e implementação da Organização Social "DIÁLOGO - Por Novas Relações Sociais", com foco na Comunicação Popular, na Articulação da sociedade e no Desenvolvimento pessoal e institucional.

Sobre o Informativo

Este Informativo é fruto de uma iniciativa popular, emergencial a princípio, que contou com o apoio de amigos, lideranças sociais, empresários, organizações civis e governamentais (incluindo a SECOM - Secretaria de Comunicação Social de NF, que viabilizou o Boletim impresso).
Apesar da grande mobilização em favor de nosso município e do trabalho incansável dos voluntários, dos recursos e donativos que se multiplicam e de toda a solidariedade da população, fica evidente o desafio da comunicação e integração entre as diversas ações em andamento para apoiar as vítimas da enchente e seguir com a tarefa de reconstrução da cidade.
Reunimos aqui, portanto, temas relevantes para a comunidade local, considerando as maiores necessidades desta fase e a ausência de um canal misto, eficiente e diversificado de divulgação das informações. A idéia é fazer com essas informações sejam ecoadas através de canais de comunicação como TV, rádio, jornais impressos, sites e blogs. O informativo impresso (com tiragem inicial de 30 mil exemplares) está sendo distribuído em todos os bairros da cidade, secretarias, orgãos públicos, associações de bairros, sindicatos, Ongs, abrigos, escolas e comércio.
 Tivemos várias fontes de consulta (relacionadas também aqui). Há muitos outros grupos, movimentos e órgãos envolvidos, que certamente serão ainda procurados. Sabemos que algumas dessas orientações têm mudado diariamente, o que torna essa tarefa um grande desafio. As notícias veiculadas são conferidas diretamente com os responsáveis pelas ações, antes de sua publicação, visando a qualificação da comunicação. As atualizações e acréscimos serão feitos com frequência, diretamente neste blog, que pretende ser o centro deste Fórum de Comunicação aberta.
Acreditamos que um ambiente aberto e comprometido com o fluxo transparente de informações pode gerar essa integração. Acreditamos também na parceria entre a sociedade civil e a área governamental.  Não há comprometimento político, partidário, religioso e/ou ideológico. Esperamos que toda a sociedade possa participar e interagir, ajudando-nos a construir esta Rede e uma Nova realidade para esta Nova Friburgo!


Fontes de Consulta (de 18/01 a 07/02/11):

* Águas de Nova Friburgo
* Caixa Econômica Federal – Agência do Centro de NF
* Caixa Econômica Federal (agência do Centro de nova Friburgo)
* Cartórios Eleitorais de Nova Friburgo (26ª, 81ª e 222ª zonas)
* Conselho Tutelar de Nova Friburgo
* Coordenação do Programa de Saúde Mental de NF
* Coordenadoria de Bem Estar Animal – COOBEA
* Defensoria Pública de Nova Friburgo
* Detran/ RJ (Central de Atendimento)
* Endereços eletrônicos: Blog da Secretaria de Comunicação Social; Site da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo; Blog da Defensoria Pública de Nova Friburgo; Site da Tavares Garcia Consultoria Ltda; Site do BNDES; site do Sebrae/RJ.
* Fundação Municipal de Saúde
* Hospital de Campanha da Marinha (Prefeitura)
* Jornal A Voz da Serra
* Justiça Itinerante (unidade móvel – IENF)
* Ministério Público
* Polícia Civil (IENF)
* Receita Federal de Nova Friburgo
* Secretaria Municipal de Administração
* Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho
* Secretaria Municipal de Comunicação Social
* SESDEC/RJ (Assessoria de Comunicação do Hospital de Campanha dos Bombeiros – Praça Dermeval B. Moreira)
* SINE de Nova Friburgo (Secretaria Estadual de Trabalho)