Esta é uma versão digital do Boletim Informativo impresso que foi publicado em janeiro de 2011 com o objetivo emergencial de facilitar o acesso da população aos serviços de interesse público em Nova Friburgo.

A partir de Março, os responsáveis por esta iniciativa cuidaram dos desdobramentos desta ação inicial dedicando-se ao planejamento e implementação da Organização Social "DIÁLOGO - Por Novas Relações Sociais", com foco na Comunicação Popular, na Articulação da sociedade e no Desenvolvimento pessoal e institucional.

28 de jan. de 2011

Desaparecidos

Se você já procurou por algum parente ou amigo nos abrigos, nos hospitais e no IENF (Ginásio Celso Peçanha) e não encontrou, deve comunicar o desaparecimento ao Ministério Público, também instalado no IENF – Instituto de Educação de Nova Friburgo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. O MP, através do PIV - Programa de Identificação de Vítimas, coordena este trabalho na região, atualizando diariamente a relação de desaparecidos após cruzamentos de dados com os demais órgãos.

Deve-se informar nome completo, endereço e, se possível, apresentar foto da pessoa a ser localizada, para facilitar os trabalhos. A Defensoria Pública (ônibus em frente ao IENF) também tem ajudado a divulgar os pedidos de localização e solicita a ajuda de voluntários para saírem em busca dos desaparecidos, seguindo os dados coletados.

O registro de desaparecimento de familiares ou conhecidos também pode ser feito por meio de formulário disponível no site do MPRJ (https://piv.mp.rj.gov.br/piv/index.htm), ou pelos telefones (21) 2283-6466, 2283-6460, 2283-5674, 2283-6489 e 2283-6498.

Além destes atendimentos, foi criado o serviço SOS Nova Friburgo, com campanha de localização de pessoas promovida em parceria por: Viva Rio, Igreja Ceifa, OAB, Rotarys Clube de Nova Friburgo e Sucesso FM. Basta ligar para o número 2523-5563 informando nome e endereço da pessoa e uma equipe de voluntários sairá em busca. A central SOS efetua, posteriormente, o retorno por telefone, com as informações obtidas. O movimento também arrecada brinquedos e voluntários (recreadores, psicólogos, professores e artistas) para as crianças abrigadas.

A relação de óbitos é divulgada diariamente pela Polícia Civil e afixada em mural no Centro, ao lado do Supermercado Casa Friburgo ou no blog defensoriapublicanovafriburgo.blogspot.com. O MP está responsável pelo trabalho de identificação das vítimas (junto à Polícia Civil) e emissão de atestados de óbito, no IENF. Há ainda telefone gratuito fornecido pela Prefeitura (SECOM) para informações sobre desaparecidos e atualizações sobre todos os temas deste informativo: 0800 022 1011 - Nova Friburgo Urgente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário