A Secretaria de Assistência Social coordena este trabalho e procura reestruturar-se para atendimento desta demanda tão grande, com ampliação da equipe e das linhas telefônicas. Ela mantém relação atualizada dos abrigos, abrigados e suas principais necessidades, organizando o recebimento e distribuição dos donativos. Recomenda-se que os postos de coleta façam contato para informar-se a respeito das localidades que precisam de doações, visando ajudar nesta rede e melhorar a qualidade das ações. Os coordenadores dos abrigos também devem ajudar, enviando diariamente informações sobre suas necessidades (2522-5278 ou 0800 022 1011).
O posto da Secretaria de Assistência Social da Fábrica Ypu recebe também doações de grande porte de alimentos, água e, sobretudo, de material de limpeza e precisa de voluntários (preferencialmente homens) para ajudar na organização, descarga dos caminhões e distribuição dos donativos. O espaço acaba de ser ampliado, para atender à grande movimentação solidária no Brasil e até no exterior.
Algumas áreas da cidade ainda apresentam dificuldades no preparo de alimentos para as vítimas das chuvas, que acabam recebendo cestas básicas e gêneros, mas sem condições para cozinhar. Pensando nisso, algumas igrejas, famílias, empresas e entidades tem oferecido refeições prontas à população, como é o caso da FAOL, que cedeu suas instalações para a montagem de uma cozinha industrial, que produz cerca de 3 mil quentinhas aos mais afetados pelas chuvas. Para atender à demanda, precisam de mais doações, especialmente de carnes e da ajuda de voluntários para o preparo das refeições, sobretudo no início das atividades na cozinha (a partir das 6h).
Nenhum comentário:
Postar um comentário