Esta é uma versão digital do Boletim Informativo impresso que foi publicado em janeiro de 2011 com o objetivo emergencial de facilitar o acesso da população aos serviços de interesse público em Nova Friburgo.

A partir de Março, os responsáveis por esta iniciativa cuidaram dos desdobramentos desta ação inicial dedicando-se ao planejamento e implementação da Organização Social "DIÁLOGO - Por Novas Relações Sociais", com foco na Comunicação Popular, na Articulação da sociedade e no Desenvolvimento pessoal e institucional.

28 de jan. de 2011

Vacinas

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil enviou 6 mil doses da vacina dupla de tétano e difteria a cada um dos municípios. Essas são as vacinas mais importantes para pessoas vítimas de enchentes. Em Nova Friburgo, a vacina está sendo aplicada nos Postos de Saúde do município e, no Centro, no Posto do Suspiro, que retomou as suas atividades nesta semana. Quem já tomou a primeira dose, deve se informar da necessidade de tomar a vacina. Após 2 meses da primeira dose deverá procurar o posto de saúde para 2ª dose e se informar sobre a 3ª dose.

A Secretaria lembra que as enchentes podem provocar outras doenças além do tétano acidental, como a leptospirose, hepatite A, diarreias, febre tifoide, dengue, cólera e informa que não há vacina para essas doenças. A prevenção é feita evitando o contato e a ingestão de água da chuva e água contaminada, além dos cuidados de limpeza e higiene e com o preparo dos alimentos. É preciso atentar também com a presença de animais peçonhentos no retorno às casas inundadas (aranhas, escorpiões e serpentes), evitando pôr diretamente as mãos em frestas, buracos e gavetas (utilizar cabos de vassouras ou similares). Mais informações e orientações podem ser encontradas no site: http://www.saude.rj.gov.br/ ou pelo telefone: 0800 025 5525

Nenhum comentário:

Postar um comentário